domingo, 1 de janeiro de 2017

Leite materno



Estudos científicos verificaram um aumento de 152% na produção de leite materno, conforme publicação do The Philippine Journal of Pediatrics.

A Moringa Oleifera tem um sólido histórico por décadas em países nativos da planta no aumento da produção de leite materno, provando ser segura e eficaz, e mais versátil do que outras ervas.

Atualmente há diversos suplementos de lactação feitos das folhas de Moringa em pó (Pro-Lacta , Go-Lacta, dentre outros).

Fonte: https://www.researchgate.net/publication/262917216_Moringa_oleifera_Malunggay_as_a_Galactagogue_for_Breastfeeding_Mothers_A_Systematic_Review_and_Meta-Analysis_of_Randomized_Controlled_Trials


Estudo da Sharda University



Estudo da Sharda University publicado no International Journal of Innovation Sciences and Research sobre a atividade antimicrobiana e antioxidante das folhas de Moringa:

“A Moringa é uma árvore excepcionalmente nutritiva com uma variedade de potenciais medicinais, conhecida como árvore dos milagres devido às várias aplicações que possui. O presente estudo foi desenvolvido para investigar os efeitos antimicrobianos e a atividade antioxidante do extrato das folhas. As plantas são conhecidas há milhares de anos e têm sido parte integrante dos sistemas médicos tradicionais e indígenas em todo o mundo desde os tempos antigos. As plantas medicinais têm seus valores nas substâncias presentes em vários tecidos vegetais com suas ações fisiológicas específicas no corpo humano (Tamanna Telreje, 2011). Uma grande proporção dos fármacos utilizados na medicina moderna são diretamente isolados de plantas ou sinteticamente modificado a partir de um composto de fonte natural. As plantas medicinais são conhecidas há séculos, mas sua importância como fonte de medicamentos vitais permanece desconhecida até o estabelecimento de civilizações humanas (Ababutain,2011) que foi seguido pela antiga literatura médica tais como o papiro de Ebers do antigo Egito, Sushruta Samhita e Rig Veda em Ayurveda. Assim, produtos vegetais ou substâncias naturais de plantas desempenham um papel importante no programa de Farmacêutica (Ijeh Ifeoma et al., 2011); mais de 80% das populações do mundo usam plantas como principal fonte de medicação.”
Texto completo em http://www.ijisr.com/sites/default/files/issues-pdf/529.pdf

Limpeza corporal com a Moringa



O departamento de fisiologia na faculdade de ciências médicas da universidade de Calabar elaborou um estudo publicado no World Journal of Pharmacy and Pharmaceutical Sciences sobre o consumo das folhas de Moringa Oleifera para excreção de substâncias prejudiciais à saúde através de sua atuação no fígado:https://goo.gl/ysOJw8

Conferência em Praga



Em setembro deste ano houve em Praga uma conferência para apresentação de um projeto com a Moringa na alimentação humana e sua relação com a saúde do terceiro milênio:
http://www.ceskenovinky.eu/2016/09/21/moringa-zdravi-tretiho-tisicileti/

Moringa como biocombustível



Documento da 14th International Conference on Sustainable Energy Technologies ocorrida na Inglaterra, onde a Moringa é citada 39 vezes nos estudos para produção de biodiesel: http://eprints.nottingham.ac.uk/34706/1/SET2015%20Book%20of%20Proceedings%20Volume%20I.pdf


Moringa na tuberculose


Cerca de 2,5 bilhões de pessoas de 7,4 bilhões de população mundial estão infectadas com M. tuberculosis, uma doença resistente aos atuais fármacos, fazendo dela a segunda principal causa de morte infecciosa – sendo o HIV a primeira (inclusive aqui postamos sobre um livro que fala sobre tratamento de HIV através de Moringa, traduzido em mais de 9 línguas ao longo do planeta).

A tuberculose é uma doença muito contagiosa, afeta principalmente os pulmões, mas pode também atingir outros órgãos como ossos, rins, meninges e olhos. Bilhões de dólares são gastos anualmente devido à tuberculose, e a maioria dos casos é registrada em países em desenvolvimento - que não podem arcar com os altos custos necessários para o tratamento.

Sendo assim, um produto natural sem efeito secundário que impeça a recaída torna-se a busca atual de cientistas, como os do Instituto Max Plank para Biologia de Infecções na Alemanha, que relatou em estudo a queda de inflamação pulmonar destrutiva através da Moringa, promovendo a depuração de M. tuberculosis e inibindo a tuberculose pulmonar via regulação positiva do seu gene alvo.

Fonte: https://genomediscovery.org/natural-product-therapy-for-tuberculosis-moringa-oleifera-mo-increases-the-expression-of-mkp-1-inhibits-tlr2-signalling-secretion-of-chemokine-cxcl5-and-recruitment-of-polymorphonuclear-leukocy/


Pó de Moringa vendido como suplemento poderoso



Pó de Moringa vendido como suplemento poderoso aos praticantes de esporte na Holanda pela Body and Fitshop: 

https://www.bodyenfitshop.nl/superfood/superfoods/mattisson/absolute-moringa-blad-poeder/

Super matéria no site do Dr. Josh Axe sobre a Moringa



Super matéria no site do Dr. Josh Axe sobre a Moringa: ele é um médico certificado em medicina natural, doutor em quiropraxia e nutricionista.

Em 2008 ele começou Exodus Health Center, que cresceu para se tornar uma das maiores clínicas de medicina funcional do mundo, seu site está entre os 10 mais visitados no mundo, com cerca de 6.000.000 visitantes mensais.

Conhecido entre atletas profissionais, é também autor de vários livros e programas, que trabalham o poder da nutrição avançada com superalimentos e limpeza para ajudar as pessoas a alcançar seu ótimo nível de saúde pela natureza.

Nesta matéria ele explica que em 2008 o Instituto Nacional de Saúde dos EUA classificou a Moringa Oleifera como a "planta do ano", reconhecendo que "talvez como nenhuma outra espécie única, esta planta tem o potencial de ajudar a reverter vários grandes problemas ambientais e atender a muitas necessidades humanas não realizadas”.

Abaixo segue tradução sobre o artigo, e também disponibilizamos o link original, que possui as referências bibliográficas científicas em cada tópico dissertado:

Até hoje há mais de 1300 estudos comprovando os benefícios da Moringa em diversas curas, a começar pelo seu poder nutricional inigualável. Desde o chá ao potente óleo, ela é usada em câncer, diabetes, anemia, alergias, asma, constipação, dores, diarréia, epilepsia, úlceras, problemas cardíacos, pedras nos rins, retenção de fluidos, distúrbios na tireóide, impotência, infecções bacterianas, fúngicas, virais e parasitárias.

A Moringa é uma excelente fonte de proteína, vitaminas e sais minerais, superando todos os alimentos correspondentes em cada um dos elementos vitais de que nosso corponecessita.Com mais de 90 compostos protetores, incluindo isotiocianatos, flavonóides e ácidos fenólicos, a Moringa ganhou reputação na luta contra inflamações e envelhecimento, ganhando o apelido de "planta milagrosa".

Aqui estão os seis maiores benefícios provados para mostrar que o apelido é bem merecido:

1. Fornece antioxidantes e compostos antiinflamatórios

Uma das razões que os muitos benefícios de saúde de plantas de ervas como Moringa Oleifera é impressionante é porque contém habilidades semelhantes às drogas convencionais, só que não apresentam o mesmo nível de risco em efeitos colaterais.
A Moringa contém uma mistura de aminoácidos essenciais (os blocos de construção das proteínas), fitonutrientes carotenóides (os mesmos tipos encontrados em plantas como cenoura e tomate), antioxidantes como a quercetina, e compostos antibacterianos naturais que funcionam da mesma forma que muitos antiinflamatórios.
As folhas de Moringa contém vários compostos antienvelhecimento que diminuem os efeitos do estresse oxidativo e da inflamação, incluindo polifenóis, vitamina C, beta-caroteno, quercetina e ácido clorogênico. Estes estão associados a um risco reduzido para doenças crônicas, como o estômago, pulmão ou câncer de cólon, diabetes, hipertensão, e distúrbios oculares relacionados à idade.

2. Balanceia os hormônios e retarda os efeitos do envelhecimento

Um estudo de 2014 publicado no Journal of Food Science and Technology testou os efeitos de Moringa em mulheres adultas na menopausa. Sabendo que os níveis de valiosas enzimas antioxidantes são afetados durante o período pós-menopausa devido à deficiência de hormônios "juvenis", incluindo estrogênio, os pesquisadores queriam investigar se esses superalimentos poderiam ajudar a retardar os efeitos do envelhecimento usando antioxidantes herbais que balanceiam os hormônios naturalmente.
Noventa mulheres pós-menopáusicas entre as idades de 45-60 anos foram selecionadas e divididas em três grupos, dado vários níveis de suplementos. Os níveis de estado antioxidante, incluindo retinol sérico, ácido ascórbico sérico, glutationa peroxidase, superóxido dismutase e malondialdeído foram analisados antes e após a suplementação, juntamente com a glicemia em jejum e os níveis de hemoglobina.
Os resultados mostraram aumentos significativos no status antioxidante, juntamente com diminuições significativas nos marcadores de estresse oxidativo.
Melhor controle de glicemia em jejum e aumentos positivos na hemoglobina também foram encontrados, o que levou os pesquisadores a concluir que estas plantas têm potencial terapêutico para ajudar a prevenir complicações devido ao envelhecimento e alterações hormonais naturais.
Pode aumentar o sistema imunológico durante a gravidez e também aumentar a produção de leite materno / lactação, de acordo com alguns estudos.

3. Ajuda a melhorar a saúde digestiva

Devido às suas propriedades antiinflamatórias, a Moringa tem sido utilizado em antigos sistemas de medicina como Ayurveda para prevenir ou tratar úlceras de estômago, doenças hepáticas, danos nos rins, fungos ou infecções fúngicas (como candidíase), queixas digestivas e infecções.
Um uso comum de óleo de Moringa está ajudando a aumentar a função hepática e, portanto, desintoxicar o corpo de substâncias nocivas, como toxinas de metais pesados. Também pode ser capaz de ajudar a combater cálculos renais, infecções do trato urinário, constipação, retenção de líquidos / edema e diarréia.

4. Balança níveis de açúcar no sangue, ajudando a combater o diabetes

A Moringa contém um tipo de ácido chamado ácido clorogênico, que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e permite que as células liberem glicose (açúcar), conforme necessário. Isto dá a Moringa propriedades antidiabéticas e hormonais naturais.

5. Protege e Nutre a Pele

A Moringa contém compostos antibacterianos, antifúngicos e antivirais naturais que protegem a pele de várias formas de infecções. Pode reduzir o pé de atleta, eliminar odores, reduzir a inflamação associada a acne, tratar bolsas de infecção ou abscessos, livrar-se de caspa, combater a gengivite e ajudar a curar mordidas , queimaduras, verrugas virais e feridas.
O óleo de Moringa é aplicado diretamente na pele como um agente adstringente e secante usado para matar bactérias, mas ao mesmo tempo, quando usado regularmente, é conhecido por agir como um lubrificante e hidratar a pele, restaurando sua barreira de umidade natural. É um ingrediente comum usado na fabricação de alimentos e perfumes porque evita a deterioração por matar as bactérias, além de ter um cheiro agradável e reduz os odores.

6. Ajuda a estabilizar o seu humor e protege a saúde do cérebro

Como um alimento rico em proteínas e uma rica fonte do aminoácido triptofano, a Moringa traz benefícios nas funções neurotransmissoras, incluindo aquelas que produzem o efeito de "sentir-se bem" via o hormônio serotonina. Ela também é rica em antioxidantes e compostos que melhoram a saúde da tireóide, o que a torna benéfica para manter níveis de energia elevados, além de combater a fadiga, depressão, baixa libido, oscilações de humor e insônia.

A Moringa é uma planta original porque quase todas as partes - folhas, sementes, flores, frutos, caule e raízes - podem ser usadas. O uso medicinal mais popular da Moringa envolve a secagem e moagem de folhas antioxidantes da árvore.

A planta ainda contém uma combinação rara e única de fitonutrientes em prevenção de doenças, incluindo: zeatina, quercetina, beta-sitosterol, ácido caffeoylquinic e kaempferol - comprovados antiinflamatórios com fortes valores medicinais.

Numerosos estudos demonstraram que estes compostos são protetores do coração, estimulantes circulatórios naturais e possuem efeitos antitumorais, antiepilépticos, antiúlcera, antiespasmódico, antihipertensivos e antidiabéticos.

As folhas de Moringa são uma fonte surpreendentemente grande de proteína, uma vez que fornecem nove aminoácidos essenciais necessários para a síntese de proteínas humanas: histidina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina. Esta é uma razão pela qual organizações como a OMS (Organização Mundial de Saúde) dependem de Moringa para complementar dietas de baixa caloria e prevenir deficiências.

Outro uso interessante é através das sementes para a purificação da água, removendo impurezas e toxinas – incluindo o sal. Alguns estudos mostraram que 0,2 gramas de sementes de Moringa moídas podem transformar um litro de água contaminada em água potável, devido às ações de coagulação de certos ingredientes nas sementes que absorvem bactérias.

Acredita-se que há pelo menos uma dúzia de diferentes variedades da árvore Moringa, mas a Moringa Oleifera é de longe a mais utilizada. Esta espécie de Moringa tem sido usada pelas autoridades de saúde em todo o mundo para ajudar a combater os sintomas de desnutrição por várias décadas até agora. E antes de ter seus benefícios comprovados cientificamente, ela foi usada extensivamente em medicina tradicional através de práticas como Ayurveda há mais de 4.000 anos!

Uma característica notável da árvore de Moringa é a capacidade de crescer em solos esgotados ou secos onde muitos outros tipos de plantas ou árvores benéficas não podem sobreviver. É precisamente por isso que certas populações subnutridas que vivem em países do terceiro mundo, como a Somália ou a Índia, beneficiaram-se de Moringa durante épocas de fome - a Moringa também é usada para ajudar a restaurar o solo fértil e na recuperação de florestas.

https://draxe.com/moringa-benefits/


Moringa no HIV



Este livro está disponível em alemão, irlandês, italiano, sueco, norueguês, galês, dinamarquês, português, espanhol, finlandês, islandês e africânder na Amazon: apresenta a medicina natural e alternativa no tratamento da AIDS através da Moringa.

Moringa na diabetes





Matéria publicada no Science Direct: proteínas vegetais semelhantes à insulina como potenciais medicamentos inovadores para o tratamento da diabetes – caso de estudo com a Moringa Oleifera! Participaram deste processo universidades de Fortaleza, Brasília e Campo Grande:www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1871678416324608

Estudo sobre cegueira


Estudo do National Institutes of Health, que faz parte de um conglomerado de centros de pesquisa que formam a agência governamental de análise biomédica do departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, mostra os efeitos benéficos da Moringa Oleifera na retina ocular, gerando proteção através de mecanismos antioxidantes, anti-inflamatórios e anti-angiogênicos, combatendo a degeneração macular dos olhos devido à idade ou sob influência de diabetes, cujas lesões podem nos levar à cegueira.

Os exames mostraram a inibição desta doença através do uso da Moringa, seja na atuação direta nos olhos ou ainda agindo na redução de diabetes. Ainda de acordo com a Ocular Nutrition Society, a orientação aos cuidados dos olhos necessita de um suporte nutricional, baseada em evidências de uma alimentação incorreta no funcionamento do órgão. Como as gerações estão envelhecendo mais, a pesquisa mostra que o número de pessoas com deficiência visual - incluindo a cegueira – pode aumentar em pelo menos 60% nas próximas três décadas. 

Portanto, a prevenção de doenças, incluindo a modificação no estilo de vida e a atenção para a ingestão de micronutrientes, deve tornar-se prioridade.

Fontes:
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23215831
www.ocularnutritionsociety.org/14-science/cataracts/236-moringa-oleifera-prevents-selenite-induced-cataractogenesis-in-rat-pups

Universidade Federal de Goiás



A Universidade Federal de Goiás publicou uma pesquisa onde revela que a semente de Moringa Oleifera auxilia no reaproveitamento da água residual proveniente da fabricação do concreto. O processo de tratamento da água contribui para o desenvolvimento de um ciclo sustentável nas usinas, uma vez que, durante o processo de produção, demandam grande consumo de água e enfrentam o desafio da poluição residual.
🌿 www.moringadapaz.com 🌿

Em Hamburgo, na Alemanha, existe a Moringa Hamburg




Em Hamburgo, na Alemanha, existe a Moringa Hamburg: www.moringa-hh.de

Evento The Truth About Cancer no Texas




Dr. Howard Fisher, autor de 17 livros sobre saúde, incluindo o “Moringa Oleifera: Magic, Myth or Miracle” (Moringa Oleífera: mágica, mito ou milagre?), é praticante da medicina natural e foi convidado como palestrante no simpósio “The Truth About Cancer” (A Verdade sobre o Câncer), no Texas.
O tema de sua palestra foi “The Truth About Moringa” (A Verdade sobre a Moringa), e na grade de palestrantes também participaram outras autoridades sobre a Moringa: Dr. Josh Axe e Dr. Joseph Mercola, logo mais falaremos deles por aqui!

Livro Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil





No livro Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil, a Moringa está presente!
Produzido pela editora do Instituto Plantarum, esta obra é resultado de 10 anos de trabalho dos autores Valdely Kinupp e Harri Lorenzi - dois dos maiores estudiosos de plantas no Brasil. 
Apresenta plantas nativas e exóticas (espontâneas e cultivadas no Brasil), consumidas no passado e ou em alguma região do país e do mundo.
Cada planta é apresentada em duas páginas: na primeira - suas características morfológicas para facilitar a identificação botânica, informações sobre seu uso geral e culinário com referências bibliográficas e ilustradas com 2 fotos; na segunda - 2 ou 3 fotos legendadas das partes da planta utilizadas para o consumo, seguidas de 3 receitas feitas com a planta e ilustradas com os respectivos pratos.São 351 espécies!
🌿 www.moringadapaz.com 



🌿